quinta-feira, maio 15, 2008

Pré produção do novo CD

Resuminho das atividades Ukelélicas Affonsiônicas

Queridos amigos, amigas, Picoleiros, Picoléias, dulcíssimas Borbolecats e Affonsetes, tudo bem com vocês?

Continuo trabalhando incansavelmente na Pré Produção do nosso CD novo, ainda sem nome!
Ontem, por exemplo, fiquei de 1 da tarde até 1 da madruga diretim-zimzim e sem ver o tempo passar!

Para quem não sabe, este processo de Pré Produção pode ser, muuuito resumidamente, mais ou menos assim, óóóóó:

01. inventar modas boas na vida
02. olhar e ver estrelas, céu, coisas de ar, mar e semelhantes
03. prestar muuuita atenção na parte maaais importante deste planeta, ou seja: nas PESSOAS! Como aparece numa cena lindíssima do filme “Tão Longe, Tão Perto”, do Win Wenders: “ouvir o coração das pessoas”.
04. como já disse o poeta, Manoel de Barros: "observar também as desimportâncias" da vida como gravetos, areia, ciscos, cago de lagartixa, asas de mosquitos, vôo de andorinhas etc.
05. das modas boas da vida dar um jeito de catar melodias soltas no vento, juntar letras escondidas em nuvens boas, amar muuuito, sentir saudades e dar muuitos sorrisos de picolés de alegria...


06. chamar tudo isso de "canções de amor profuuundo". Dedicá-las aos amigos do peito!
07. gravá-las num cassetezinho, daqueles antigos, em sistema monoaural mesmo, tipo os de jornalistas
08. esquecê-las por um tempo dentro de uma gaveta, debaixo de um tapete, atrás da poltrona ou num canto da casa onde ninguém vai
09. reencontrá-las alguns dias depois e reparar se estão querendo dizer coisas boas de serem ouvidas
10. em caso afirmativo, mostrá-las para algumas pessoas próximas
11. tocar, tocar e tocar mais um tiquim cada uma delas
12. escrever uma lista num cadernão tipo colegial e gravar tudo num gravador de computador qualquer, tipo "demonstration tape" mesmo, só com voz e violão, tudo direto e sem retoques ou firulas
13. aí sim, do que tiver ficado interessante, fazer um negócio organizado chamado: repertório
14. para cada “sortuda” selecionada em seguida, escolher os acordes maaais legais (tentar alguns novos e usar antigos também!), o andamento mais gostoso, o jeito mais natural de cantar as palavras etc. Só conseguimos fazer isso direito experimentando bastante, rezando e tendo muita sorte!
15. colocar (e editar, passo a passo !), ainda no computador qualquer também, acompanhamentos de bateria eletrônica (cuidadosamente programada em cada batidinha, para não roubar o “balanço” natural da canção!), um baixo eletrônico com "molho" e até mesmo um pianinho eletrônico mal tocado também.
16. então, nesse ponto, já temos uma espécie de “molde” da canção. Podemos ouvir, olhar e sentir as mudanças necessárias. Sempre algumas mudanças são necessárias!
17. mudar um taaanto de coisa e nem pensar em mexer em outras que Deus do céu mandou de presente !!!
18. transferir estes arquivos para o computadorzão do estúdio, canção por canção, pista por pista de gravação (cada canção mais ou menos com 24 pistas!), instrumento por instrumento etc.
19. acordar bem cedo, tomar café mais ou menos correndo, cheeeio de ansiedade do Bem, correr para o estúdio e começar a gravar tuuudo de verdade, tratando de tocar direitinho, no tempo certo, o mais afinado possível, tentando interpretar - sem ficar “over”! - cada palavra cantada etc., e, em 99,9% das situações, repetir um violão base ou uma voz centenas de vezes até tudo ficar o mais "no ponto" possível
20. gravar mais violões de nylon, aço, guitarras base, guitarras solo, ukeleles e colocar a VOZ, claro!
21. chamar os outros músicos para tocar bateria, percussão, baixo, teclado etc. (um bom "palpitista" também ajuda !) e começar as gravações de verdade verdadeira com essa galera.
22. depois de mais ou menos umas 4 semanas nessa “bagunça organizada”, quando as todas as gravações terminarem, tratar de dar mais uma peneiradinha light no repertório. Algumas coisas dão mais certo que outras e a gente nunca sabe a razão! rsrs
23. iniciar a famosa mixagem, ou seja, a organização detalhada e cuidadosa de cada instrumento gravado em seu volume correto, timbre adequado etc. dentro de cada canção. Na maioria das vezes, com bastaaaaante sorte, conseguimos mixar uma canção por dia!
24. depois de uns 15 dias (úteis!), fazer um cd master e enviá-lo para a mais famosa ainda masterização, que pode ser interpretada mais ou menos como uma equalização geral final nas canções. Alguma coisa como acertar os graves, médios, agudos de cada canção, elaborar os fade outs, comprimir aqui e ali, enfim, chegar ao som que será o som final do CD
25. pensar, pensar e pensar mais ainda até encontrar a ordem "certa" das canções do Cd, qual vem primeiro abrindo o Cd, qual em segundo, qual fica bem no meio, qual liga com qual, qual fecha o Cd etc. “Palpitistas” às vezes podem ajudar.
26. nesse ponto alguém já tem que estar fazendo fotos, tendo idéias mirabolantes e/ou inventando desenhos para a capa
27. as letras aparecerão no encarte?
28. e a ficha técnica ? terá lista de agradecimentos ?
29. seria legal escrever e imprimir as cifras (acordes) de cada canção para que as pessoas possam aprendê-las e tocá-las! Tem sempre alguém que pede isso depois.
30. bom, entãotáentão, né?!
31. Uffffffa !!!
32. e ainda tem aquelas 3 musiquinhas mais novas ainda que apareceram no finalzinho da gravação e a gente tem que ver se vão entrar no disco! Será ?
33. E quais serão “limadas” ??? É, porque tem gente que acha que um Cd com 20 músicas de um mesmo cantor pode “alugar” um pouco. Dúvida cruel !!! sniiiifffff ...
34. Minha prima gostava taaanto daquela que saiu ... acho que vai me dar uma bronca ! ...
35. então tá! vamos marcar o SHOW DE LANÇAMENTO !!!

rrsrssrs

Mas voltando ao início do texto, agora é só finalizar o (pré) arranjo de mais 4 canções (das 14 novinhas em folha!) copiar as centenas de arquivos (e mais arquivos!) p/ o computadorzão do estúdio e gravar de verdade verdadeira.
Acredito que começaremos isso - a gravação de verdade verdadeira - na próxima semana.
Tô doidim-zimzim pra ouvir o CD prontim logo ! rsrsrs
Mas as "forminhas" iniciais das canções estão demaaais!
Depois é só treinar, treinar, treinar e, finalmente, começar o processo de "dores nas costa e no pescoço", isto é, fazer aquela foooorça pra tocar e cantar direitinho no estúdio, no tempo certo, tuuudo o maaais afinadinho possível, com boa dicção, interpretação etc. (rsrs)
Por isso as dores! rsrsrs
O tempo "livre" que sobra é p/ pagar as contas "imparáveis" e às vezes "impagáveis" (rs) e tb ensaiar p/ os shows do sul.
Faremos as apresentações somente c/ 2 violões e temos q adaptar as canções p/ este formato!
Não é mole tentar fazer baixo, bateria, percussão, teclados, orquestras, enfim, o disco todo, só com 2 violões!
Bom, mas a graaaande vantagem é que a apresentação fica muuuito mais light e intimista.
Uma verdadeira delícia cremosa !!!
As pessoas podem prestar mais atenção nas canções e letras, sem o colorido exterior de vários instrumentos.
Se eu pudesse faria 99% dos meus shows neste formato!
Simplesmente amo esse negócio de tocar de pertinho, sem muita barulheira! As letras então, ganham muuuito com isso!
O CD já tem 14 "novinhas em folha", mas ainda pode receber mudanças, claaaaro!
Me lembro que, no BELÊ, algumas canções, tipo a própria "Belê" ou "Estrelas de Estrelas" apareceram no finalzim-zimzim.

Bom, queridos amigos, amigas, Picoleiros, Picoléias, dulcíssimas Borbolecats e Affonsetes, acho que é mais ou menos isso.
Este textão-zãozão é só pra, como já ouvi de um "sábio" (rs), mantê-los "informatizados" com tudo o que está acontecendo "a nível" de pré produção, "enquanto" pré produção. (rsrs)
O Cd demora um tiquim-ticão, mas a gente não pára !!
Tãotáintão!
Muuuita saúde, paz e infinitos picolés de alegria para todos.
Ukelele Afff de Ufffa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pôxa vida!!!
Se eu soubesse que era tão fácil assim produzir e gravar um CD, já teria gravado o meu há muito tempo!
Brincadeirinhas à parte, só mesmo um cara com o teu talento e, principalmente com a tua sensibilidade para nos brindar com tanta alegria de podermos captar e sentir as coisas boas que emanam do teu trabalho.
Como é bom sabermos e sentirmos que ainda tem gente que faz música com o coração, com a intuição, com o bem-querer, além de muita competência. Nos tempos do créu, da velocidade 6 e dos caras de franjinha com chapinha, isso é raro.
Pois é, como diria o poeta: "Nos interessa o que não foi impresso, e continua sendo escrito a mão, escrito à luz de velas, quase na escuridão, longe da multidão..."
Tô daqui torcendo pra que tudo corra super bem e como diria Bob Marley: "Good vibrations!" (Desculpe o "Portunglês")
De um cara que curte muito o teu trabalho,
Marco Antônio Marinho (o pai da Dalila, lembra?)