sexta-feira, junho 16, 2006


“... Cara, eu nem tinha percebido que "Vagalumes" é fá e si bemol todo o tempo! Incrível! Pois, mais parabéns pra você meu caro!!!!!! Definitivamente -e agora só do ponto de vista do músico- acho que é a das mais bonitas do disco!!!!!!!!!!! Leo Minax".

A música é mais que domínio de técnicas é sobretudo, a capacidade de expressar o sentimento, através de sons artisticamente combinados, e é isto que vemos em BELÊ, sobretudo, na música Vagalumes - que sensivelmente, Léo Minax, soube captar.

Affonsinho, com toda a sua sensibilidade, conhecimento aliado à sabedoria, fez desta melodia uma peça delicadíssima, após anos de prática neste exercício de elevada compreensão dos sons sob os efeitos das vibrações que aos poucos vão dando margem, caminho e diferenciando uma melodia da outra - nos mostra sua entrega e elevação com o Todo, porque a música é a expressão mais elevada entre os homens, do amor universal - nela encontramos o som dos pássaros, dos riachos, do sentimento mais puro e nobre que carregamos, assim, somos presenteados com o que poderíamos chamar de perfeição.

Falamos em perfeição, ao ver que este artista mineiro, que sempre se entregou aos estudos e aprimoramento musical, está conseguindo criar sons tão harmoniosos e suaves como os de clássicos como Schubert e Bach.

Tamanha comparação é possível, não só por vermos a cacofonia que se tornou a indústria da música nos últimos tempos - tendo toda uma tecnologia que artificialmente re-cria sons, melodias e re-fazem a voz do artista - tornando este mais um entre milhares; mas porque hoje, quase não existem artistas que compreendem a arte de compor, de trabalhar a música deste os acordes até a letra, que entende e acompanha todo o processo de criação, até com um certo tipo de perfeccionismo, para que tudo seja perfeito.
Temos a sorte de contarmos com a bossa-nova pura e integra de Affonsinho, sem as cinzas do tempo, com seus arranjos que nos remetem a tempos de infância, ou as tardes na praia, sentindo o ventinho no rosto, o sorriso da pessoa amada, momentos únicos, eternizados em cada um de nós.

Talento criativo, artesanal como o de Affonsinho, é coisa rara. Compor melodias é mesmo uma arte que não se ensina. Então, vamos aproveitar e escutar muito o som do BELÊ e ao som de canções comoVagalumes, brincar de amar-e-linha, enquanto voamos pelos encantos da vida.

Nenhum comentário: